SEMANA DA CRIANÇA SAUDÁVEL

O Programa Crescer Saudável, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou o projeto “Semana da Criança Saudável” entre os dias 20 a 23 de setembro de 2022 na Escola Municipal Dr. Passos Porto, localizada no povoado Lagoa do Roçado, tendo apoio da diretora Anita e do coordenador Evaldo Braga.

Na semana foi abordada a importância da prática de atividade física como meio de promoção à saúde, e da alimentação adequada e saudável, com ênfase no consumo de frutas e hortaliças, a fim de prevenir a Obesidade Infantil.

Com as fisioterapeutas foi ensinado a importância de resgatar a prática de brincadeiras populares, além de realizar um circuito funcional, capaz de aferir a agilidade, coordenação motora e, entre outros.

Ações de atividade física:

1- Jogo das cadeiras
2- Circuito funcional

Com a Nutricionista foi realizada a aferição de peso e estatura das crianças, a fim de garantir a vigilância nutricional. Além disso, foi realizada ações de alimentação adequada e saudável, estimulando o consumo de fibras, presentes em frutas e hortaliças, a fim de que prevenir a Obesidade infantil.

Ações de educação alimentar e nutricional/vigilância nutricional:

1- Aferição de peso e de altura de todas as crianças.
2- Morto vivo adaptado: morto para biscoito recheado e pirulito, vivo para banana e pipoca caseira.
3- Teatro da Chapeuzinho Vermelho, adaptando ao consumo de frutas e hortaliças.
4- Cinema, com o filme “os Croods 1”, incentivando as crianças as não resistirem as mudanças, principalmente aquelas relacionadas a alimentação.
5- Finalização com a apresentação de uma mesa saudável, no qual, foi abordado a importância de consumir alimentos saudáveis, sendo estes nutritivos e saborosos.